Fermentação

Terminada a oxigenação, seu mosto estará pronto para receber o fermento. Visto que para nossa cerveja estamos usando o fermento liofilizado (seco), você poderá adicioná-lo diretamente ao mosto no fermentador. Para a maioria dos fermentos secos do tipo ALE, um pacotinho é suficiente para fermentar cerca de 20 litros de cerveja. Já no caso dos fermentos do tipo LAGER, muitos preferem usar um pacotinho para cada 10 litros de cerveja.
No caso de nossa cerveja, adicionaremos um pacote de fermento diretamente no fermentador. Pronto, podemos colocar o air lock no fermentador e deixar os bichinhos fazer seu trabalho.
Algumas pessoas costumam hidratar o fermento antes de adicioná-lo ao mosto, visando facilitar o início da fermentação. Se desejar fazer isso, siga as instruções do fabricante.

Uma vez que o mosto resfriado foi levado ao fermentador e o fermento foi adicionado, é hora de aguardar. Deixe o fermentador muito bem fechado em um local preferencialmente ao abrigo da luz, fora do caminho de outras pessoas. Lembre-se sempre que a luz é inimiga da cerveja, mesmo enquanto ela estiver fermentando.
Quando estamos usando um fermento do tipo ALE, a temperatura de fermentação normalmente deve ficar entre 16 e 21ºC. O ideal é sempre analisar as recomendações do fabricante quanto à faixa de temperatura indicada. Se a temperatura estiver muito abaixo da faixa indicada, o fermento pode “adormecer” e não fazer o seu trabalho. Se estiver acima poderá gerar uma fermentação muito rápida, o que fará com que sabores indesejáveis sejam gerados.
O fermento dará sinal de atividade normalmente dentro de 24 horas, e em cerca de 36 horas haverá bastante agitação no borbulhador. Você notará uma camada de espuma formada na parte de cima do mosto. Isso é normal enquanto o fermento estiver em atividade. Não mexa no mosto enquanto estiver fermentando. O fermento não gosta de ser incomodado...
Durante a fermentação, o fermento consome os açúcares presentes no mosto e libera subprodutos, como álcool, gás carbônico e alguns componentes que incrementam os sabores da cerveja.

E quanto tempo leva pra fermentar?

Após os primeiros 3 a 6 dias, a camada de espuma sobre o mosto vai começar a se dissipar e o fermento iniciará o processo de decantação para o fundo do fermentador. Isto significa que a fase inicial da fermentação está chegando ao fim. Quando a atividade de fermentação pára, a camada de espuma sobre o mosto haverá se dissipado. Para saber se a fermentação chegou ao fim, retire uma amostra da cerveja e meça a densidade com o densímetro.

Há duas formas de conduzir a fermentação: uma delas é usando apenas um fermentador, e outra é usando dois fermentadores.

Quando usamos apenas um fermentador, é importante que a cerveja seja engarrafada em no máximo 14 dias após o início da fermentação. Ou então pode ser engarrafada imediatamente após o término da fermentação (conferida pelo uso do densímetro). Se o fermento continuar muito tempo em contato com a cerveja, ele entrará processo de autólise e trará sabores indesejáveis à sua cerveja.


Se você optar por usar dois fermentadores, então deverá retirar a cerveja do primeiro fermentador assim que a fermentação acabar para um segundo fermentador e deixe mais alguns dias (de 7 a 10). Isto vai permitir que a cerveja passe por um processo de maturação antes de ser engarrafada, e conterá menor quantidade de fermento. Utilizando dois fermentadores você terá uma cerveja mais límpida e “arredondada”, porém há mais desperdício de cerveja devido às transferências entre fermentadores.


Encerrada a etapa de fermentação, chegou a hora de engarrafar sua cerveja.


Importante:
podemos dizer que a fermentação é a etapa mais importante para uma boa cerveja. É o fermento que caracteriza muitos dos estilos de cerveja, e a correta escolha do fermento e controle da temperatura são determinantes. Se há uma área de estudos para o cervejeiro caseiro se aprofundar, esta é a fermentação. Sugerimos que leia bastante sobre isso à medida que você aprimora suas técnicas cervejeiras.