Primming e Engarrafamento

Depois que sua cerveja estiver completamente fermentada, chegou a hora de engarrafá-la. Ao engarrafar, vamos adicionar uma pequena quantidade de açúcar para gerar uma leve fermentação na garrafa. Com isso, o fermento consumirá o açúcar adicionado liberando gás carbônico e uma pequena quantidade de álcool. Lembre-se que o fermento ainda está vivo ao final da fermentação. Ele apenas diminuiu sua atividade devido ao término do açúcar e passou a desempenhar outras tarefas dentro da sua cerveja.
Importante: verifique sempre através do densímetro se a fermentação chegou realmente ao fim antes de engarrafar. Se ainda houver açúcar na cerveja a ser consumido pelo fermento e levarmos esta cerveja à garrafa com mais açúcar, isto poderá transformar suas garrafas em perigosas bombas caseiras.
Esta técnica de adicionar pequena quantidade de fermentáveis na garrafa para carbonatar a cerveja chama-se “primming”. Para fazer o primming pode-se usar açúcar comum, açúcar mascavo, mel, extrato de malte ou qualquer outra coisa que sirva de alimento para o fermento. Dependendo de cada fermentável que você vai adicionar na cerveja, a quantidade muda. Vamos mostrar como fazer utilizando açúcar comum.
Para uma cerveja bem carbonatada, usa-se normalmente em torno de 10 gramas de açúcar por litro de cerveja (não por garrafa). Para uma cerveja pouco carbonatada, pode-se usar a metade. Visto que queremos uma cerveja com boa carbonatação, vamos usar a seguinte técnica:
- Para 20 litros de cerveja pese 200 gramas de açúcar e coloque em uma panela;
- Dose 300 ml de água e coloque junto ao açúcar;
- Leve ao fogo e quando começar a ferver, abaixe a chama e deixe por uns 5 minutos.
Quando esta solução esfriar, vamos adicionar à cerveja. Teremos uma solução bem concentrada em açúcar. 
Adicione essa solução de primming a cerveja que será engarrafada e misture cuidadosamente pra nao formar espuma no liquido, pois isso pode oxidar sua cerveja. 
Quando engarrafar é importante deixar um espaço sobrando no pescoço da garrafa, evitando que haja excesso de pressão na cerveja carbonatada. Assim que a garrafa estiver com a quantidade certa de cerveja e solução de primming, imediatamente coloque a tampinha.

Já posso tomar a cerveja?
Ainda não. Agora falta esperar a formação do gás carbônico na garrafa. Deixe as garrafas em temperatura ambiente, em local escuro, por cerca de 10 dias. Após isso, abra um exemplar para ver se já possui gás.
Sempre mantenha sua cerveja caseira na posição vertical, para que o fermento fique alojado no fundo da garrafa. Desta forma, você poder servir sem despejar o fermento (se quiser, claro!).
Uma cerveja caseira dura tranquilamente 6 meses. No caso da cerveja que usamos como exemplo, sugerimos bebê-la em até 4 meses. Depois deste período alguns sabores começarão a ficar comprometidos. Apesar disso, mesmo após 1 ano guardada ela ainda estará boa para o consumo, mas talvez não tão saborosa.
Esperou os 10 dias? Seguiu todos os passos indicados neste material? Então você estará bebendo uma cerveja caseira, saborosa e nutritiva.