Moagem do malte

Para melhor aproveitar o malte na produção de cerveja caseira, é necessário moer o malte. Moer, em nosso contexto, não significa triturar ou esfarelar. Precisamos apenas moer de forma que a casca do grão permaneça o mais íntegro possível, e o seu conteúdo seja exposto da melhor maneira. Para esta atividade utilizamos um moedor de cereais semelhante ao da foto em seguida.

Existem outros tipos de moedores, próprios para fabricação de cerveja caseira. Você poderá usar o que melhor lhe convier, desde que obedeça ao pré-requisito de não esfarelar o grão todo. O moedor é um dos equipamentos imprescindíveis para o cervejeiro caseiro e vale a pena gastar um pouquinho na compra de um modelo adequado. O modelo exibido na foto não custa muito caro e serve muito bem ao nosso propósito.

Importante: Você pode usar o liquidificador mas a moagem fica muito fina e o aproveitamento será baixo. Procure somente expor o amido do malte sem esfarelar muito os grãos.
O objetivo de manter a casca do grão intacta é que ela servirá de filtro no final do processo de mostura. O “bolo” de grãos formado no fundo da panela permite que o mosto de cevada seja filtrado e levado para a fervura mais limpo. Além de ter uma cerveja mais límpida, o rendimento da produção é maior por ter menos descarte de sujeira ao final da fervura. Mais detalhes sobre a filtragem serão abrangidos na parte de mostura.
Mas então não seria mais fácil deixar o grão inteiro? Para filtrar sim, mas para extrair os açúcares necessários não. Por isso, precisamos expor o conteúdo do grão para que consigamos extrair o máximo dele durante a mostura.
Em seguida temos uma foto dos grãos moídos, com a granulação que consideramos boa. Note que as cascas (partes mais escuras) estão consideravelmente inteiras, enquanto que a parte interna dos grãos (parte branca) está parcialmente quebrada e parcialmente esfarelada. 












Se você não conseguir ajustar o seu moedor para moer o malte corretamente da primeira vez, não se preocupe. O seu rendimento final será levemente afetado, mas não vai impedir que você produza uma boa cerveja.